#25 Reinações de Narizinho

Título: Reinações de Narizinho

Autor: Monteiro Lobato

Primeira Publicação: 1931

Modalidade: Ficção

Minha Edição: Editora Globo (Selo Biblioteca Azul)

“Não sei explicar. Só sei que em certos momentos a gente muda de estado e começa a ver as maravilhosas coisas que estão em redor de nós.”

O paulista Monteiro Lobato coloriu o campo literário brasileiro ao criar um universo mágico para as crianças, enriquecido pelo folclore nacional. Seus personagens refletem a brasilidade na linguagem, no comportamento e na relação com a natureza. O autor sempre se preocupou em debater questões ambientais e de cunho político-nacionalista em seus livros. Sendo um dos primeiros empreendedores da indústria editorial no país, publicou cerca de vinte e seis obras voltadas ao público infantil, algumas delas verdadeiros clássicos que até hoje atravessam gerações. Reinações de Narizinho reúne várias histórias escritas por Lobato a partir de 1920, inaugurando a série protagonizada pela famosa turma do Sítio do Picapau Amarelo.

O livro traz como cenário principal um sítio do interior do Brasil, onde vivem a menina Lúcia, mais conhecida como Narizinho, sua avó Dona Benta e a cozinheira Tia Nastácia. Tudo começa com uma inesperada visita de Narizinho ao Reino das Águas Claras (localizado no riacho do Sítio) e com a chegada de seu primo da cidade, Pedrinho, para mais uma temporada de férias na casa da avó. A imaginação das duas crianças acaba trazendo vida e identidade para a boneca de pano Emília e para o boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa, além de levá-las a lugares fantásticos que se tornam palco de grandes aventuras.

As onze narrativas que compõem a obra são apresentadas como capítulos, se subdividindo em pequenos excertos. Enquanto algumas histórias são plenamente originais, baseadas principalmente no imaginário folclórico do interior do país, outras combinam tramas e personagens consagrados, como as princesas dos contos de fada e a figura do Gato Félix. Há um fio condutor que liga uma história a outra, apesar da presença de algumas falhas de continuidade, evidenciadas em alguns trechos explicativos que, a meu ver, só seriam realmente importantes em publicações separadas. Contudo, mesmo podendo caracterizar um “apanhado de contos”, o livro funciona muito bem como romance único. Destaco o valor da primeira história, Narizinho Arrebitado, que foi o primeiro livro infantil escrito pelo autor. Trata-se de uma introdução ao cenário mágico do Sítio.

Podemos perceber no livro, mesmo que implicitamente, a presença de alguns pensamentos e opiniões pessoais do escritor, como a crítica à modernização através do personagem Pedrinho, que vem cultivar sua imaginação de forma plena longe da cidade grande. A personalidade forte e questionadora da boneca Emília também caracteriza o comportamento desbocado do próprio Lobato, também muito conhecido pelas polêmicas. A leitura é rápida e gostosa. A linguagem é coloquial e bastante objetiva, com divertidos neologismos.

O encanto do livro é atrelado ao seu cunho imaginativo, maravilhoso. A realidade e a fantasia acabam se misturando no papel da mesma maneira como acontece no universo das crianças.

____________________________________________________________

Referências Utilizadas:

LOBATO, M. Reinações de Narizinho. São Paulo: Editora Globo, 2014.
ISBN: 9788525056498

____________________________________________________________

Filmoteca: Sítio do Picapau Amarelo (1977). Série dirigida por Geraldo Casé, com Zilka Salaberry, Rosana Garcia e André Valli.

Reinações de Narizinho foi adaptado diversas vezes desde os anos 1950, já virando filme e séries de televisão. Destaco a primeira (e clássica) produção televisiva da Rede Globo que foi ao ar entre os anos de 1977 e 1986.

Anúncios
Deixe um comentário

1 comentário

  1. Listeratura: Animais na Ficção | 1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: