Autor

Nasci em 1993, ano dO Chamado da Marina Lima, dO Descobrimento do Brasil pela Legião Urbana e da morte precoce do incrível poeta visual Leonilson. Mesmo ano em que os dinossauros de Steven Spielberg invadiram os cinemas e no qual meus pais me batizaram com um nome que juntava um apelido comum aos dois, uma abreviação do nome de um personagem do musical Grease e um sufixo de origem até agora inexplicável: Valnikson. Muitos podem olhar torto, mas eu gosto dele, principalmente por ter essa história própria. Pode não ser único em forma (já me certifiquei), mas o é em criação. O escritor gaúcho Moacyr Scliar acreditava que “os nomes são recados dos pais para os filhos e são como ordens a serem cumpridas para o resto da vida”. Gosto de pensar que o meu nome possuir esta composição estranha sugere um destino ligado ao diferente, ao extraordinário.

Sou natural de João Pessoa, na Paraíba. Viciado em arte e cultura, sempre gostei de desenhar e escrever, mas a leitura continua sendo rainha no meu mundo. Comecei nos quadrinhos, passando por algumas adaptações dos contos clássicos até chegar a O Gênio do Crime, do paulista João Carlos Marinho, o primeiro de muitos livros que marcaram minha vida e que me influenciaram a escolher a profissão de professor e pesquisador em literatura. Com o tempo, fui descobrindo novos gêneros e autores, além de conhecer mais da história por trás dos escritos, mantendo minha paixão pelas letras cada vez mais intensa.

Acredito que a literatura liberta e diverte, além de refletir e modificar a realidade. Seu estudo sempre me será importante como o oxigênio.

Skoob
Filmow

Deixe um comentário

7 Comentários

  1. Ia escrever o lugar-comum de sempre, o “gostei do seu blog”, etc. Vou mais não. Você merece um pouco mais de consideração. Farei diferente, visitarei com atenção o seu blog. Gostei do que escreveu em relação ao seu nome. Achei legal essa postura e você tem razão, muitos nomes são só nomes e outros têm história. Você parece ter um gosto onívoro, de modos que se não for muita pretensão minha, dê uma olhada lá no YouToba na cantora Eva Denia, principalmente neste link http://www.youtube.com/watch?v=aprLtIphQfE, onde ela interpreta Ballade des Dames du Temps Jadis, uma música de Georges Brassens sobre um poema do maior poeta marginal de todos os tempos, François Villon. Sugiro que consiga a letra aí no Góogli e acompanhe a interpretação. Abração, amigo.

    Resposta
    • Já conhecia a obra do Villon e do Brassens dos tempos em que fiz alguns estágios de língua francesa. Sim, eu sou fã da poesia marginal. :)
      Adorei a indicação do vídeo da Eva Dénia. Que linda canção! Não me lembrava de tal homenagem do cantor ao poeta.
      Muito obrigado pela carinho, Marcos! Suas palavras me gratificam e incentivam a continuar com o trabalho aqui no blog.
      Um forte abraço, amigo!

      P.S.: Gostei demais das suas versões abrasileiradas do YouTube e Google! xD

      Resposta
  2. Excelente blog :D

    Resposta
  3. escrevi um puta comentário falando bem de você e a internet caiu!

    estou nervosa!

    mas, em síntese, fiquei honrada com sua visita no meu blog…. Já acompanhava em outros lugares. e quando me deparei com sua visita, tive que vir dar uma espiada…

    sua história é muito legal! hahahaha
    e a proposta do seu blog também!

    espero conhecê-lo

    Resposta
  4. Olá, Valnikson!

    O ponto de sua apresentação que mais chamou à atenção foi a sua trajetória, que não é muito diferente da minha: comecei nos quadrinhos, pulei para revistas e para pequenos livros e, aos dez anos, já devorava os romances que encontrava por aí. Em função disso, a literatura representou uma parte muito importante da minha vida. O resultado de tudo isso é o diploma de graduação em Letras:Português-Literaturas que agora carrego, que me trouxe mais dúvidas do que soluções.

    Um abraço!

    Resposta

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: