#30 O Menino Maluquinho

Título: O Menino Maluquinho

Autor: Ziraldo

Primeira publicação: 1980

Modalidade: Ficção

Minha Edição: Editora Melhoramentos

“Ele era um menino impossível!”

O cartunista e escritor Ziraldo começou sua carreira contribuindo para diversos periódicos brasileiros, como Jornal do Brasil, O CruzeiroO Pasquim. Foi com a produção de diversos livros retratando a inocência e a simplicidade do universo infantil que ele se tornou um dos grandes nomes da nossa literatura.

A obra O Menino Maluquinho é o maior sucesso editorial do autor mineiro, sendo ainda destaque de vendas nas livrarias, mesmo passados mais de trinta anos desde o seu lançamento. A publicação também se tornou um dos títulos mais adotados nas escolas brasileiras, promovendo a muitas pessoas o primeiro contato com a leitura.

Em poucas páginas, somos apresentados a um menino esperto, travesso, amado por todos ao seu redor, apelidado de “maluquinho”. Ele era amigo do tempo e gostava de desenhar, fazer versinhos, elaborar histórias. Tinha várias namoradas e sempre as estava presenteando. Adorava ir à casa da vovó, que o enchia de muito carinho, assim como pregar peças nos outros familiares queridos. Vivia brincando, inventando e se aventurando. Contudo, o menino às vezes tinha tristezas e decepções, as quais tentava enfrentar à sua maneira.

Os primeiros momentos da vida, tomados de sentimentos tão variados, são representados por meio de várias ilustrações do próprio autor (com desenhos infantis de algumas crianças convidadas) e palavras que parecem divertir-se no papel. A linguagem cotidiana constitui um elemento especial para a narrativa, que flui liricamente através de um sentimento de familiaridade e nostalgia.

A criação de Ziraldo com o tempo alcançou outras plataformas, como os quadrinhos, o teatro, as mídias digitais e os jogos eletrônicos. Novos personagens foram surgindo, assim como outros livros, cuja franquia continua acompanhando o crescimento de muitos leitores.

O menino saudável, abarrotado de carinho, que consegue dar asas à sua imaginação e desfruta de todas as diversões da infância, também aprendendo com ela, permanece atemporal justamente por representar o que deveria ser realidade para todas as crianças.

____________________________________________________________

Referências Utilizadas:

ZIRALDO. O menino maluquinho. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2005.
ISBN: 8506000130

www.meninomaluquinho.educacional.com.br

____________________________________________________________

Filmoteca: Menino Maluquinho – O Filme (1995). Filme dirigido por Helvécio Ratton, com Samuel Costa, Patrícia Pillar, Roberto Bomtempo e Othon Bastos. // Menino Maluquinho 2 – A Aventura (1992). Filme dirigido por Fernando Meirelles, com Samuel Costa, Stênio Garcia e Antônio Pedro. // Um Menino Muito Maluquinho (2006). Série dirigida por César Rodrigues, com Felipe Severo, Pedro Saback, Fernando Alves Pinto, Maria Mariana e Eduardo Galvão. // Ele Era um Menino Feliz – O Menino Maluquinho, 30 Anos Depois (2010). Filme dirigido por Caio Tozzi.

Indico a já clássica adaptação do livro para o cinema, assim como sua continuação. Os filmes ampliam o conteúdo do livro sem fugir à sua essência divertida e cativante. Também recomendo a ótima série produzida pela TVE Brasil, cujos episódios são narrados a partir da visão de três maluquinhos: um de cinco, um de dez e um de trinta anos, recuperando com muita sensibilidade a importância da passagem do tempo na obra. Já o documentário em curta-metragem dirigido pelo escritor Caio Tozzi conta a história que envolve a publicação do livro, também acompanhando a recepção do público trinta anos após o seu lançamento.

____________________________________________________________

Musicoteca: A Festa do Menino Maluquinho (1996). Disco de vários artistas.

As músicas que compõem a trilha sonora do primeiro filme do maluquinho são perfeitas para acompanhar a leitura do livro de Ziraldo. Destaco as canções nas vozes de Guilherme Arantes, Herbert Vianna, Milton Nascimento e Rita Lee.

Anúncios
Deixe um comentário

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: