#17 Nós Três

nos_tres_300dpiTítulo: Nós Três

Autora: Lygia Bojunga

Primeira Publicação: 1987

Modalidade: Ficção

Minha Edição: Editora Casa Lygia Bojunga

“Só gente é que mata sem precisar matar.”

As obras da gaúcha Lygia Bojunga chamam atenção pela sua força estética. A escritora, primeira brasileira a ganhar o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura destinada a crianças, consegue alargar as fronteiras da sua ficção através do tratamento de temáticas que comumente são afastadas da infância. Em Nós Três, a autora apresenta uma dimensão da realidade tão maravilhosa quanto trágica.

O livro, que já foi adaptado para o teatro, é protagonizado pela menina Rafaela, se ambientando em uma praia do litoral brasileiro. A garota escolhe passar as férias na casa de Mariana, uma escultora amiga de sua mãe que optou por viver isolada, dedicando-se exclusivamente ao seu trabalho. É então que aparece Davi, um homem de vida errante que perdeu um braço quando era marinheiro em um ataque de tubarão. O casal se conhece por intermédio da menina e inicia um relacionamento amoroso. A partir daí a narrativa ganha contornos bastante sombrios. A autora, porém, não envolve sua escrita em uma atmosfera pesada, o que é bem interessante.

As diversas referências à morte e à arte são apresentadas de forma quase onírica na obra. O uso do discurso direto traz dinamicidade ao texto, não prendendo-o totalmente à visão do narrador em terceira pessoa. Os personagens acabam se mostrando através de suas próprias falas. A linguagem simples e bem objetiva faz com que o livro seja lido em um só fôlego.

O julgamento do que acontece no livro fica por conta do leitor.  Lygia Bojunga, não pondo limites em sua literatura, acaba por não padronizar o que pode e o que não pode ser lido por crianças e jovens. É realmente uma escritora sensacional.

____________________________________________________________

Referências Utilizadas:

NUNES, L.B. Nós três. São Paulo: Editora Casa Lygia Bojunga, 2005.
ISBN: 8589020150

www.casalygiabojunga.com.br

Anúncios
Deixe um comentário

5 Comentários

  1. O que falar desse blog que mal conheço mas já amo? Era disso que eu precisava pra er mais nacionais. Adorei, parabéns!

    beijos
    Bia

    Resposta
  2. Legal! Fiquei curiosa pra ler. Otima resenha! Bjs

    http://murronocranio.wordpress.com/

    Resposta
  1. #67 agridoce | 1001 DISCOS BRASILEIROS PARA OUVIR ANTES DE MORRER

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: