Título: Noite na Taverna
Autor: Álvares de Azevedo
Primeira Publicação: 1855
Modalidade: Ficção
Minha Edição: Editora L&PM
“Os copos caíram vazios na mesa.”
O ambiente noturno, cheio de degradações desta obra de Álvares de Azevedo não se vincula diretamente à vida do autor paulista, mas ao seu jovem imaginário fantasioso (o autor morreu muito precocemente, tendo seus escritos publicados postumamente) e pensamento influenciado pelos trabalhos do escritor inglês Lord Byron. Noite na Taverna é por muitos considerado como um livro de contos, apesar de haver um fio narrativo que une todas as suas histórias.
O enredo apresenta um grupo de homens que, reunidos em uma taverna, contam episódios macabros de suas vidas em meio ao efeito do vinho. A estrutura do livro é bem original e atrativa. O primeiro capítulo, narrado em terceira pessoa, vem traçar o ambiente da obra, escuro e povoado por bêbados e loucos, além de presentar os personagens: os jovens Solfieri, Bertram, Gennaro, Claudius Hermann e Johann. Cada um destes passa a contar uma história por capítulo, que recebe o nome do narrador-personagem. Todos os contos envolvem o fantástico, com acontecimentos sombrios e trágicos que giram em torno da morte e do amor. A linguagem é sofisticada, melancólica e pessimista, mas também dotada de poesia e encanto
Apesar de curta, a obra choca devido aos muitos momentos de violência, assassinato, necrofilia, incesto, canibalismo, entre outros temas, debatidos filosoficamente pelos personagens. Ademais, predomina a intenção de fugir da realidade na bebida e no hiperbólico. Os copos se esvaziam e os contos se lotam de fantasia.
Download gratuito do livro na biblioteca digital Domínio Público
____________________________________________________________
Referências Utilizadas:
AZEVEDO, A. Noite na taverna. São Paulo: L&PM, 2004.
ISBN: 9788525408648
BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: Cultrix, 1994. pp. 110-113.
____________________________________________________________
Musicoteca: Krig-ha, Bandolo! (1973). Disco de Raul Seixas.
Indico para acompanhar a leitura da obra o som obscuro do mestre Raul Seixas. O disco Krig-ha, Bandolo! é o primeiro álbum de grande sucesso lançado pelo pai do rock brasileiro.
1 comentário