#02 Bisa Bia, Bisa Bel

Título: Bisa Bia, Bisa Bel

Autora: Ana Maria Machado

Primeira Publicação: 1981

Modalidade: Ficção

Minha Edição: Editora Salamandra

“Ela morava dentro de mim.”

A carioca Ana Maria Machado é conhecida pelo trabalho de intensiva promoção da leitura e fomento do livro em nosso país. Autora premiada, nacional e internacionalmente, recebendo inclusive o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante da literatura infantil e juvenil, ela é detentora de uma vasta e diversificada produção escrita. Um de seus livros mais conhecidos, Bisa Bia, Bisa Bel, é por muitos considerado um dos mais importantes livros voltados para o pequeno leitor do Brasil. Sendo traduzida para diversas línguas e recebendo muitos prêmios, a história da amizade entre uma menina e sua bisavó se fez notável na infância de muitas pessoas, inclusive na minha. Trata-se de uma narrativa deveras sensível e mágica.

No enredo, a menina Isabel (a Bel) encontra, em meio às coisas de sua mãe, um retrato de sua bisavó Beatriz (a Bia) quando esta ainda era criança. Ganhando a imagem de presente, a garota não se separa de sua especial parente, levando-a para todos os lugares, acabando, porém, por perder a fotografia em sua escola. É aí que a menina descobre que sua Bisa Bia passou a morar dentro dela, tornando-se sua companheira e conselheira. Com o tempo, a relação das duas também demonstra-se conflituosa na medida em que Bia é conservadora à alguns costumes modernos de Bel. As brigas entre as duas dão o tom humorístico à obra. Contrapondo-se a Bisa Bia, surge também outra voz dentro da garota, a da Neta Beta (a futura neta da Bel), que começa a se intrometer nas conversas apresentando um ponto de vista bastante diferente. A relação entre as três gerações é o ponto chave do livro, resultando no entendimento de mundo da protagonista.

A obra é narrada em primeira pessoa pela própria Bel, deixando quem lê ainda mais perto dos pensamentos e sentimentos da personagem. A linguagem é bem simples e próxima do cotidiano da protagonista. Destaco aqui os nomes divertidos dados aos oito capítulos do livro, que nos fazem tentar antecipar os acontecimentos contidos em suas páginas.

O livro ressalta as mudanças ocorridas no estilo de vida das mulheres através de um embate de gerações, fazendo quem está lendo refletir sobre suas diferenças e semelhanças. A autora já contou em entrevistas que escreveu o livro para contar aos filhos um pouco de seu contato com suas avós, sanando no papel um pouco da saudade que sentia delas. Sinto que as lembranças de Ana Maria Machado acabam por despertar as de seus leitores, momentos bons vividos com uma avó querida que contava histórias.

A obra acerta ao nos fazer descobrir o valor das pessoas que vieram antes e das pessoas que ainda vão vir. É daquelas histórias que vão durar muito, muito tempo, justamente por capturar o íntimo de cada leitor. Um verdadeiro presente da nossa literatura nacional.

____________________________________________________________

Referências Utilizadas:

MACHADO, A. M. Bisa Bia, bisa Bel. Rio de Janeiro: Salamandra, 1986.

ZILBERMAN, R. Como e por que ler a literatura infantil brasileira. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
ISBN: 8573026634

www.anamariamachado.com

____________________________________________________________

Musicoteca: Em Pleno Verão (1970). Disco de Elis Regina.

Indico aos leitores o acalanto da voz inigualável de Elis Regina para acompanhar a leitura do livro. No ótimo Em Pleno Verão, a Pimentinha regravou composições de nomes já consagrados da nossa música, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tim Maia, Jorge Ben Jor, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Erasmo Carlos e Roberto Carlos. O disco, que ainda tem a participação do grande Tim Maia, traz aquele bom saudosismo que muito combina com a atmosfera do livro de Ana Maria Machado.

Anúncios
Deixe um comentário

2 Comentários

  1. #09 em pleno verão | 1001 DISCOS BRASILEIROS PARA OUVIR ANTES DE MORRER
  2. Listeratura: Amizades na Ficção | 1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: